Estado ocupa o sexto lugar no ranking nacional em número de trabalhadores

 IMG_2533

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) lançou na última sexta (9/8), a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico no Estado do Mato Grosso (MT). Evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde e reuniu autoridades locais, dirigentes sindicais e representante da Brasil Foods (BRF). Material de bolso é voltado para mais de 400 mil trabalhadores no país e aborda nova regulamentação nas indústrias frigoríficas, a partir da publicação da Norma Regulamentadora n° 36 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em vigor desde abril. Lançamento nacional ocorreu em maio, em São Paulo, e nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. MT possui cerca de 30 mil trabalhadores no setor e ocupa o sexto lugar no ranking nacional em número de trabalhadores. Próximo destino da entidade será o Estado de Goiás, ainda em agosto.

Na ocasião, o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, lembrou a trajetória da confederação e entidades sindicais filiadas na busca constante por melhorias nas condições de trabalho no setor. Também destacou os trabalhos desenvolvidos efetivamente para os trabalhadores em frigoríficos desde 2004, principalmente, na participação de audiências públicas, manifestações e realização de pesquisas específicas para o setor. O combate à precarização do trabalho no setor frigorífico incluiu ainda manifestação histórica em frente à sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2011. A Cartilha dos Frigoríficos, como ficou conhecida, foi anunciada pela CNTA Afins durante a assinatura da NR 36 no dia 18 de abril, no MTE.

“O número de doenças e de acidentes ocupacionais em frigoríficos é uma coisa assustadora. É inadmissível e vergonhoso não só para as empresas, mas também para o movimento sindical. Só para se ter uma ideia, em 2011, o setor frigorífico registrou quase 20 mil acidentes de trabalho no país. Desse total, tivemos 32 mortes. E isso levou a intensificarmos cada vez mais a cobrança junto ao governo e empresários para buscarmos alternativas para que possamos reduzir acidentes e doenças ocupacionais.”, comentou Bueno.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Carnes e Derivados da Alimentação e Afins de Lucas do Rio Verde, Valdeci Scherer, a cartilha significa ferramenta de avanço na saúde e na segurança do trabalhador. Ele também destacou que agora, a principal luta do movimento sindical é fazer com que a NR 36 seja implementada e respeitada pelos patrões.

“Agradeço à CNTA pela escolha do nosso município, até por ser um município novo e em desenvolvimento, onde tem indústrias na área frigorífica. E para nossos trabalhadores é muito importante que a gente leve essa cartilha para dentro dos frigoríficos. Uma das principais reinvindicações é justamente a regulamentação do trabalho para que não haja tanta hora extra, onde os trabalhadores ficam exaustos no final da jornada. A nossa expectativa é a melhor possível para que a NR 36 seja cumprida, até porque foi feita em forma tripartite (governo, empresas e trabalhadores).”, disse.

Governo cobra explicações

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, Gilson Gregório, parabenizou a iniciativa da CNTA Afins e aproveitou o momento para pedir reunião com a unidade BRF de MT, que atualmente sofre denúncias por parte dos trabalhadores que moram no centro de habitação da empresa.

“Há muitos impasses, talvez precise bom senso do poder publico e da indústria em cima de uma ajuda mútua em cima da saúde. Depois que veio a BRF, para nós, o desenvolvimento foi ótimo para o município, mas também trouxe bastante dificuldade para o poder público.”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados e Indústrias de Rações Balanceadas de Nova Mutum, Juarez José Brugnago, o encontro foi inédito e promete trazer mudanças significativas para os trabalhadores do Estado e do município de Nova Mutum.

“Esse lançamento foi uma coisa muito importante para nós, trabalhadores, e também uma segurança muito maior para nós, lideranças sindicais, que, com uma ferramenta a mais na mão, poderemos efetivamente cobrar resultados na área da segurança para o trabalhador. Nova Mutum (2 mil trabalhadores no setor) também é importante porque como em todos os frigoríficos, também sofre com doenças ocupacionais no setor. Os patrões não respeitam muito o rodízio de função e isso é já uma cobrança nossa.”, comemorou.

“Gostaria de acrescentar a grande importância do Artur para nossa região, inclusive, ele esteve antes em nossa cidade e eu estava em processo eleitoral. Para mim, a presença dele deu muito mais segurança para nós, no nosso processo eletivo.”, elogiou.

Destaques do Dieese

Durante o evento, a CNTA Afins apresentou pesquisa inédita do Dieese para o setor de frigorífico sobre o Perfil do Trabalhador na Indústria de Carne. Os principais destaques são:

Em 2011, o número de trabalhadores nas Indústrias da Carne no Mato Grosso era de 30.066 e a remuneração média era de R$ 1.242,32;

• Os trabalhadores no “Abate de reses, exceto suínos” representavam 63% do total, seguidos por “Abate de suínos, aves e outros pequenos animais” com 34% do total e “Fabricação de produtos de carne” com 3%;

• 64,2% dos trabalhadores da Indústria da Carne era do sexo masculino e 35,8% do sexo feminino. Em média, a remuneração das mulheres alcançou 75,9% da remuneração dos homens;

• 51,66% dos trabalhadores tinham menos de 30 anos;

• 59,26% não haviam concluído o Ensino Médio;

• 58,42% estavam no estabelecimento há menos de 2 anos;

• No ano de 2012, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Ministério do Trabalho) a Indústria da Carne apresentou variação absoluta positiva no emprego formal de 4.108 postos de trabalho no Mato Grosso;;

• Em 2013, com dados de janeiro a junho a disposição, a variação absoluta é positiva em 1.888 postos de trabalho.

Cartilha dos Frigorificos nr 36 cnta afins


Confira principais vídeos do evento:

Dep. Gilson Gregório cobra BRF em lançamento da Cartilha dos Frigoríficos no MT http://t.co/rWj9F0aUxi

Valdeci Scherer lança Cartilha dos Frigoríficos no MT junto à CNTA Afins http://t.co/PU8DEoVX0Y

Juarez José Brugnago comenta lançamento da Cartilha dos Frigoríficos em MT http://t.co/gj1RWSSsJT

Assessoria de imprensa
Clarice Gulyas (61) 3242 6171
imprensa@cntaafins.org.br
www.cntaafins.org.br

Deixe um comentário